Pesquisa de Mercado


CAPÍTULO 07 Pesquisa de Mercado
Neste Capítulo...
Após termos aprofundado nossos estudos sobre os Planejamentos Tático e Operacional, refletiremos, agora, sobre a importância da Pesquisa de Mercado. Não é novidade para ninguém que estamos sempre pesquisando e que o resultado de nossas pesquisas, normalmente, vem nos ajudar a tomar decisões que nos favoreçam de alguma forma. Como exemplo podemos explorar o nosso cotidiano de cidadão comum: pesquisamos preços, caminhos que nos levam ao destino desejado mais rapidamente, informações quanto à melhoria da saúde etc. Da mesma maneira, um empreendedor e/ou uma organização fazem pesquisa com intenções mais variadas, mas que possibilitam, entre outras coisas, desde a instalação de um determinado tipo de negócio em uma localidade a qual lhe proporcione sucesso ao lançamento de um novo produto ou serviço que tenha boa aceitação pelo público alvo. Assim, pode-se concluir que a pesquisa é uma ferramenta fundamental para a análise e sucesso pessoal e das organizações. O que ela carrega consigo? Informações preciosas!
Em Iniciando a Conversa, podemos comprovar, com um exemplo bem comum, o caminho que parte dos empreendedores percorrem e as dificuldades que podem encontrar, principalmente quando não recorrem a uma pesquisa de mercado antes de iniciar o seu negócio. Neste momento, vale a pena destacar que o fato de conhecer o serviço e ser competente é apenas parte do que se deve saber para ter sucesso na empresa que está sendo aberta. Além disso, deixa claro que após identificar um problema, uma das ações para resolvê-lo pode ser uma pesquisa que indicará,
possivelmente, caminhos a seguir.
Em Por dentro do tema, a provocação para a discussão aponta que a organização não existe de maneira isolada, ou seja, a finalidade da existência dela se deve à necessidade de atender ao ambiente em que ela está inserida. Há de se observar que isso deve provocar um olhar para o ambiente externo com bastante critério e atenção, uma vez que afeta o trabalho interno. Dessa maneira, quanto mais soubermos daquilo que nos cerca e que nos pode atingir, mais diminuímos
o risco de cometermos enganos diante da tomada de decisões
Em Fazendo e Aprendendo, o aluno terá a oportunidade de observar o resultado de uma pesquisa sobre preferência de espectadores e, diante dos dados por ela apresentados, interpretá-los e analisar as decisões que podem ser tomadas. Convém chamar a atenção das várias formas como podem ser demonstrados os dados das pesquisas.
Em Vale saber, pressupõe-se que um bom administrador deve pesquisar sempre, utilizar vários mecanismos para manter-se atualizado, leituras de jornais e revistas, participação em eventos etc. e ficar atento aos ambientes externos. Perguntar aos alunos como eles têm notado o ambiente que os rodeia e por onde começariam uma pesquisa para melhorá-lo pode gerar uma boa conversa

Regra de três:
Para realizar as atividades deste capítulo, talvez os alunos precisem de uma dica de como calcular
porcentagem. Fique a vontade para ajudá-los, se tiverem essa dificuldade. Caso precise, veja, a seguir, um exemplo prático.Alunos/Preferência por esporte Quantidade Porcentagem
Futebol 20 50%
Vôlei 8 20%
Basquete 6 15%
Natação 6 15%
TOTAL 40 100%
Para se calcular a porcentagem de alunos que preferem futebol, consideramos o seguinte raciocínio:
Se 40 alunos correspondem a 100%, 20 alunos correspondem a que percentual?
40 _ 100
20 _ X
40 está para 100, assim como 20 está para X
Para fazer a conta basta efetuar uma multiplicação em X, ou seja:
40 100
20 X
40x X = 20 x 100
40X = 2000
X=2000/40
X= 50%

Questões Resolva

1) Questão
2) Questão



Nenhum comentário: